You are currently viewing #OutubroRosa

#OutubroRosa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Outubro Rosa

 

 

O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

 

Por um mundo mais cor de rosa

 

 

Para alertar a população para a importância da prevenção desse tumor, que é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo no Outubro Rosa e se ilumina de rosa durante todo este mês. Em Brasília, diversos prédios públicos, como a Catedral, o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto estão iluminados com a cor rosa.

Descoberta

 

 

Um grupo de cientistas das universidades de Cambridge, na Grã-Bretanha, e Columbia Britânica, no Canadá, realizou estudo e chegou à conclusão de que o câncer de mama na verdade é formado por dez tipos diferentes de tumores. Foram analisados 2 mil tumores, durante cinco anos, e a conclusão é que eles são causados por mutações genéticas diferentes o suficiente para receberem tratamentos específicos.

Autoexame

 

 

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual. Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Porém, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico. Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres. Confira na fonte abaixo.

Sintomas

 

 

– Nódulo endurecido – Abaulamento de uma parte da mama – Inchaço da pele – Vermelhidão no local – Inversão do mamilo – Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas – Sensação de nódulo aumentado na axila – Espessamento ou retração da pele ou do mamilo – Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos – Inchaço do braço – Descamação ou coceira.

 

 

 

Na juventude

 

Apesar de não existirem estatísticas oficiais, médicos e entidades ligadas a pacientes de câncer de mama vêm observando que, atualmente, a doença atinge a um número maior de mulheres abaixo dos 40 anos. Ou seja, mesmo durante a juventude, é preciso esclarecer-se sobre o assunto e estar sempre em dia com os exames capazes indicar a detecção precoce.

 

  CUIDE-SE! VIVA TODOS OS DIAS O OUTUBRO ROSA!