IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável dos municípios, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional, transformando-se numa ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
A Fecam promove o Prêmio Município Sustentável em parceria com as 21 Associações de Municípios do Estado e tem por objetivo valorizar os municípios catarinenses que possuem os melhor IDMS. A proposta quer estimular uma cultura do planejamento, do monitoramento e da formulação de políticas públicas. Dentre outras medidas, o prêmio quer incentivar os municípios à executar políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável e elevar o nível dos seus indicadores, assegurando avanços no desenvolvimento sustentável dos municípios.
São Cristóvão do Sul foi destaque entre os Municípios da Amurc. Para a Prefeita Sisi Blind e também Presidenta da Amurc "é sempre motivador saber que o município que governamos se destaca e São Cristóvão do Sul alcançou esta posição graças a ações em diversas áreas, desde gestão, participação da sociedade, arrecadação, esforço de equipe e participação da população, numa soma de fatores que fazem o município crescer". A Prefeita assinala ainda que toda a região do Planalto Serrano está avançando em qualidade de gestão pública e que grande parte destes esforços são fruto do esforço comum de prefeitos e municípios. "Todos os municípios da Amurc apresentam bons índices de crescimento e por isso precisamos comemorar as vitórias, mas a nossa luta é por melhorar as receitas, arrecadar mais recursos, gastar bem, governar bem e fazer justiça à nossa população, ambiente em que há muito o que fazer", destacou Sisi.