A instalação do Fórum é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e tem por objetivo levantar prioridades destas regiões para alavancar seu desenvolvimento.
Entre os participantes, além da diretoria da FIESC, estiveram dirigentes da UNIARP, de entidades empresariais da região, do governo, de instituições de ensino e de agências de fomento.
O vice-presidente da FIESC para o Centro-Norte, Gilberto Seleme, agradeceu a presença das instituições e entidades, salientando a importância da união para o desenvolvimento regional. “Estamos aqui iniciando um trabalho que visa a algo muito maior: o desenvolvimento pleno da nossa região. Temos uma história marcada por uma guerra, a guerra do Contestado. Nosso desenvolvimento ainda está amarrado às consequências deste conflito. Mas agora é a hora de unir forças, identificar os problemas e priorizar ações, através deste Fórum”, afirmou.
A ideia do Fórum é que ele seja permanente, para que as necessidades sejam apresentadas, discutidas e em seguida soluções possam ser encontradas de uma maneira mais ágil, junto aos órgãos competentes. “Precisamos de políticas voltadas às regiões menos desenvolvidas do Estado e este foi um dos principais motivos para a criação do fórum, nos unindo, naturalmente teremos mais força”, destacou o Presidente da FIESC, Glauco José Côrte.