Jovens que ainda não se alistaram devem se apressar. Isso porque na próxima sexta-feira (10), às 10 horas, no Ginásio de Esporte da EEB Casimiro de Abreu, será realizada, em Curitibanos, cerimônia de entrega dos certificados de Dispensa do Serviço de Incorporação (CDI) ou dispensa temporária do serviço militar.
Segundo o capitão da 14ª Delegacia de Serviço Militar de Curitibanos Nelson de Souza Lima, o prazo para alistamento encerrou em julho, mas quem ainda não realizou o pedido de dispensa pode fazê-lo na Junta do Serviço Militar de Curitibanos, levando uma foto 3×4 atualizada e certidão de nascimento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
O capitão informou que a cerimônia era realizada sempre em frente à Prefeitura, mas a alteração visou dar mais segurança aos jovens, e evitar transtornos com o trânsito no local, além de prevenir a apresentação em caso de chuva.
Cerca de 400 jovens dos municípios de Curitibanos, Ponte Alta do Norte, Brunópolis, Frei Rogério e São Cristóvão do Sul, nascidos em 1996, independente do mês de nascimento, deverão comparecer à entrega, que terá cerimônia realizada pelo Tiro de Guerra de Caçador. “Buscamos aproximar a apresentação em municípios vizinhos a fim de facilitar o deslocamento. Convidamos também, os prefeitos das cidades convocadas para prestigiar a cerimônia”, informou o capitão.
ALISTAMENTO
O Plano Geral de Convocação do Ministério da Defesa regula o Serviço Militar inicial, estabelece que os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 precisam se alistar. Homens até 45 anos, que ainda não se alistaram também devem fazer o procedimento.
O alistamento é um ato obrigatório, e o descumprimento pode acarretar contratempos ao cidadão, como não poder retirar passaporte ou a prorrogação do documento, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, por exemplo. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.