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Ferrovia da Integração

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Em solenidade realizada na quarta-feira, 15, em Chapecó/SC, com  a presença da ministra de Planejamento, Miriam Belchior,  do ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos , do Governador   Raimundo Colombo e  do Presidente da Frente Parlamentar fdas  Ferrovias, Deputado Pedro Uczai,  foi  assinada  a ordem de  serviços que  autoriza o início dos estudos  técnicos (EVETEA)  para a Ferrovia da Integração.  Essa importante obra vai ligar o Extremo-Oeste aos portos de Santa Catarina. A Presidenta da Amurc, Sisi  Blind,  esteve  em Chapecó  com  comitiva de lideranças da região. 

 

O ato de assinatura da ordem de serviço dos estudos técnicos da Ferrovia da Integração assegura o início do planejamento do  corredor ferroviário que vai ligar o oeste e o centro do Estado aos portos do litoral. Uma vitória da  sociedade  catarinense,  da grande mobilização  de entidades e lideranças, com participação destacada da Amurc. 

 

O Diário Oficial da União (DOU Seção 3 página 158 de 09.10.14), definiu o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa como vencedor do processo licitatório 004/2013 para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotogramétrico e o Projeto Básico da Ferrovia da Integração.

 

A presidenta da Amurc, Sisi Blind  comemora:  “É  um fato   muito especial e marcará um dia histórico para Santa Catarina e para a região da Amurc. Lutamos por  muitos anos, assumimos a liderança deste projeto no Planalto Catarinense e colocamos a  Amurc  na plataforma  política estadual, demonstrando nossa capacidade  de organização e união regional. Estamos  muito animados  pois sabemos que esta  obra  é importante  para a  economia  catarinense e estratégica para a nossa região”.

 

O edital de concorrência havia fixado como valor de referência R$ 68,7 milhões e o consórcio vencedor, que é liderado pela empresa catarinense Prosul, apresentou proposta 32% menor, fechada em R$ 46,5 milhões. O consórcio terá 22 meses para executar o serviço que inclui  Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia  do Corredor Ferroviário Catarinense, também conhecido como Ferrovia da Integração.

 

A obra de 862 quilômetros vai ligar o Oeste ao Litoral Catarinense. Há um traçado prévio indicando que a ferrovia sairia de Dionísio Cerqueira e passaria por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D’Oeste, Curitibanos/Ponte Alta, Blumenau e Itajaí.

 

“É um dia histórico, um marco  para Santa Catarina. A definição da empresa que fará o projeto mostra que a obra  é prioridade para o governo federal. Como coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, estou muito satisfeito por que estamos colhendo o fruto da união do setor político e produtivo  e vamos dar o primeiro passo para a concretização de uma grande obra, que será em breve a mais importante para Santa Catarina”, diz o deputado Pedro Uczai.

 

O ministro dos Transportes informou que o estudo deve demorar dez meses e, o projeto, mais 12 meses. Com o projeto deve ser licitada a obra em si, que tem custo estimado emR$ 6 bilhões. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o recurso de R$ 46,5 milhões para o projeto estão garantidos. A expectativa é que, a obra em si seja licitada no final de 2016 e, a obra em si, demore cerca de cinco anos.

 

Fazendo coro com a  Amurc e outras 12 Associações de Municípios  o  presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, o Deputado Federa Pedro Uczai, defende que a obra passe pelo centro do estado, próximo das BRs 282 ou 470, pois as rodovias ajudariam a “alimentar” a ferrovia. Ele também defendeu que o traçado garanta uma velocidade de 80 a 100 quilômetros por hora, para viabilizar não somente o transporte de cargas, mas também de passageiros.

 

A Amurc já se prepara  para  acompanhar e defender os  interesses da  região no processo de  realização dos estudos e reivindica a  realização de  audiências  públicas e  ampla participação da  sociedade  na  definição do  trajeto  do Corredor  Ferroviário.