A Associação dos Municípios da região do Contestado(AMURC) e a Associação dos Municípios do Planalto Sul(AMPLASC), em parceria com a Federação Catarinense do Municípios(FECAM), promoveram na manhã da última quarta-feira(15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Curitibanos o I Seminário Regional do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
O objetivo do mesmo foi capacitar os técnicos que atuam nos CRAS apoiando-os na organização da gestão e na execução dos serviços socioassistenciais, contribuindo também para o processo de planejamento das ações. A ação também serviu para fortalecer os Centros da região.
– O evento possibilitou que estes profissionais trocassem experiências do trabalho realizado nos municípios. Hoje temos algumas cidades que executam os serviços de uma forma bastante qualificada enquanto algumas ainda necessitam de uma maior qualificação, e essa troca de experiência ajuda para incrementar ações e melhorar o serviço, destacou Janice Merigo, Assistente Social da Fecam.
Para Merigo, hoje a principal dificuldade enfrentada no sistema são os baixos investimentos que dificultam a formação de equipes especializadas nos CRAS: “Hoje os governos, federal e estadual, repassam um valor mas ainda muito insuficiente para o município manter o serviço. Enquanto isso não muda, a solução é fazer isso que a AMURC e a AMPLASC estão fazendo aqui, investir em capacitação dos técnicos, além de sensibilizar a população para essa ruptura do assistencialismo para à assistência social enquanto política pública de direito e não mais de favor” finalizou a assistente social.
O Seminário contou com a participação de 65 pessoas de todo o planalto catarinense.