Secretários executivos das 21 associações de municípios de Santa Catarina se reuniram em Lages na segunda-feira (30), para a 6ª Reunião do Colegiado de Executivos com foco no planejamento interinstitucional das entidades para 2016.
É que a partir de primeiro de janeiro, as associações de municípios estão obrigadas à cumprir as regras de remessa de dados, informações e demonstrativos contábeis ao Tribunal de Contas do Estado, a exemplo das prefeituras e câmaras de vereadores.
A reunião iniciará às 9 horas no auditório da Amures, sob coordenação do presidente do Colegiado Estadual de Executivos, Célio José Bernardino. O presidente da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori e o presidente da Amures prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster confirmaram presença na abertura dos trabalhos.
A reunião se estende até à tarde de terça-feira (01/12), com debates também sobre a situação financeira dos municípios, transporte escolar, piso do magistério e repasses de recursos estaduais. A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza, disse que a partir de agora, as associações de municípios terão de seguir um manual de práticas obedecendo às normas do Tribunal de Contas.
“Esta reunião será estratégica para todas as associações de municípios padronizarem procedimentos contábeis conforme as regras do Tribunal de Contas” reiterou Iraci de Souza.