Depois de ter idealizado o Seminário de Desafios e Perspectivas para a Consolidação da Rede de Proteção e Prevenção das Violências no Planalto Catarinense, evento que teve o apoio da AMPLASC, a Associação dos Municípios da região do Contestado – AMURC dá inicio agora ao um novo passo: treinar as pessoas envolvidas com as entidades e setores sociais que trabalham diretamente na área.
“Após o grande debate e as experiências positivas que foram apresentadas no Seminário do dia 26 de Maio, decidimos organizar a Rede de Prevenção e Apoio contra as Violências na região da Amurc. Este sistema de entidades e voluntários comprometidos no combate à violência será motivo de uma Oficina de Redes com objetivo de treinar e organizar o processo de trabalho e articulação”, destacou o Secretário Executivo da Amurc, Rui Braun.
A ideia é reunir na oficina pessoas da saúde, assistência social, educação, órgãos como Policia Militar e Policia Civil, além de outras instituições e entidades relacionadas com o serviço para que possam estruturar e trabalhar mais efetivamente através da Rede. “A região esta consciente que precisa melhorar a rede de acompanhamento das situações de violência, para isso, temos que construir esse processo de comunicação e ajuda mútua de interação e tratar com mais eficiência os casos que merecem atenção e acompanhamento. Infelizmente é uma realidade (violência) que está em todas as áreas e isso exige que a região se organize e trabalhe com mais qualidade e comunicação entre os diversos agentes comprometidos com esta problemática”, frisou Braun.
Esta primeira oficina está sendo realizada hoje 21/06, na Universidade do Contestado – UNC de Curitibanos.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail: amurc@amurc-sc.org.br ou amurc@amurc.org.br.