Gestores, secretários municipais e conselheiros de assistência social de Santa Catarina estão focados na elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social. Os municípios têm até dezembro para elaboração do documento que norteará a política de assistência social entre 2018 e 2021.
A assessora em assistência social da Federação Catarinense de Municípios – Fecam Janice Merigo, orienta que o plano tem como objetivo planejar ações em relação aos serviços e pensar a qualidade dos serviços socioassistenciais já ofertados para os próximos quatro anos. “O Plano tem por objetivo apresentar o planejamento das ações da Assistência Social a serem desenvolvidas na Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Aprimoramento da Gestão, além de focar ações para o fortalecimento do Controle Social e nortear a consolidação da Política de Assistência Social, bem como sua efetivação no âmbito municipal”, destaca.
Janice destaca que ele deve ser elaborador e organizado por uma comissão formada pelo órgão gestor municipal em parceria com o conselho municipal.
Após aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, o Plano Municipal deve ser encaminhado, somente por e-mail, para a Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Estado: dias@sst.sc.gov.br