You are currently viewing FECAM quer ouvir posição da bancada federal catarinense sobre eleições em 2020

FECAM quer ouvir posição da bancada federal catarinense sobre eleições em 2020

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Proposta pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) acontece nesta sexta-feira (29/5), às 18 horas, por webconferência, a reunião com prefeitos e com o Fórum Parlamentar Catarinense sobre as eleições municipais em 2020. 

O objetivo é ouvir dos deputados federais e dos senadores quais são as posições sobre o tema e os encaminhamentos da bancada catarinense em Brasília.

A proposta defendida pela Federação é pela unificação dos mandatos políticos, com a realização de eleição geral em 2022. Nesta semana, a FECAM junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma carta apontando os motivos que justificam a não realização das eleições municipais neste ano e a defesa pela unificação dos mandatos com a realização de eleição geral em 2022.

Para a entidade, especialmente neste momento de pandemia do Coronavírus, não existe ambiente adequado para realizar um processo eleitoral. O presidente da FECAM, Saulo Sperotto, manifestou a posição da entidade com base no entendimento dos prefeitos e prefeitas catarinenses. Segundo ele, uma série de orientações técnicas em saúde precisam ser mantidas para não colocar em risco à saúde das pessoas, considerando também a preservação da democracia, segundo os municipalistas que “assegura a todos os cidadãos o direito de votar e de ser votado”.

Além disso, a Federação destaca também que alinhar as eleições junto com demais pleitos – presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores -, o que traria economia e eficiência na gestão pública uma vez que a cada dois anos o país vive período de eleições. Essa posição é defendida pelo Conselho Político da Federação desde 2019.

A Bancada federal catarinenses é formada por 16 deputados federais e três senadores. De acordo com o coordenador do Fórum, o deputado federal Daniel Freitas, o encontro demandado pelos prefeitos será fundamental para debater junto com a bancada catarinense as demandas dos prefeitos em relação as eleições. “A FECAM provocou o Fórum solicitando uma reunião com a bancada federal catarinense. Portanto, vamos debater com os prefeitos o calendário eleitoral e as eleições de 2020”, destacou Freitas.