You are currently viewing Com repercussão geral, STF decide constitucionalidade do ISS na base de cálculo da CPRB

Com repercussão geral, STF decide constitucionalidade do ISS na base de cálculo da CPRB

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Supremo Tribunal Federal (STF) definirá se a inclusão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) é constitucional. A controvérsia teve repercussão geral reconhecida, e o que for decidido servirá de parâmetro para a resolução de casos semelhantes.

Ao analisar o Recurso Extraordinário (RE) 1285845 (Tema 1.135), os ministros decidirão se é possível ou não excluir o ISS da base de cálculo da CPRB instituída pela Lei 12.546/2011. O caso foi apresentado por empresa, que recorreu ao acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A base de cálculo da contribuição ultrapassa os limites econômicos previstos na Constituição Federal, diz o RE.

Também alega que a lei prevê exceções, mas não define claramente o alcance do fato gerador da obrigação tributária, prejudicando a efetividade da capacidade contributiva, já que onera receita irreal, meramente presumida ou fictícia. Por maioria de votos, o colegiado entendeu que a matéria, por transcender os interesses subjetivos das partes e por sua relevância jurídica, econômica e social, deve ser analisada sob a metodologia da repercussão geral pela Corte.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do STF