You are currently viewing Educação planeja próximos dez anos em  Curitibanos

Educação planeja próximos dez anos em Curitibanos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Adequar o Plano Nacional de Educação aos padrões de Curitibanos e criar um Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos estiveram entre os principais objetivos do encontro realizado no dia (16/03), pela Secretaria de Educação. A reunião aconteceu no Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto, reunindo todas as frentes de trabalho da cidade, para que, através da comunidade, o planejamento da educaçãomunicipal, estadual, particular e das universidades fosse discutido e aprimorado.

O secretário de Educação Kleberson Luciano Lima adianta que o município tem até agosto para fazer a entrega de seu Plano Municipal de Ensino, definindo as metas para todos os setores relacionados à educação em Curitibanos, para os próximos dez anos. “É algo de muita importância, pois o que for decidido agora vai vigorar pelos próximos dez anos, por isso, convidamos toda comunidade e instituições organizadas do município para integrar a comissão que vai definir as metas a serem atingidas”, informa.
Neste primeiro encontro, a assitente técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Estado Mayza de Lima Borges esteve presente com a palestra “Implantação e/ou reformulação do Plano Municipal de Educação”. Mayza representou o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tirou dúvidas dos participantes e deu sugestões de como o trabalho deverá seguir.
Kleberson explica que, neste momento, está sendo elaborado um documento que será encaminhado para os integrantes da Comissão Coordenadora da atividade, para que todos possam dar sugestões, que serão reunidas e agrupadas para apresentação num próximo encontro, onde serão discutidas e as prioridades levantadas. Após, deverá ocorrer mais dois encontros para adequações do plano, que será enviado para aprovação na Câmara de Vereadores até junho, quando haverá mais ajustes e discussões, até que, depois de aprovado, vá para o Executivo sancionar. Os próximos encontros ainda não têm data marcada.
Entre as metas do Plano Nacional, que deverão ser adequadas nas cidades, está a de inclusão, garantia do direito à educação básica de qualidade, superação das desigualdades e valorização da diversidade, qualidade e ampliação do acesso ao ensino superior e de pós-graduação, valorização dos profissionais de educação, efetivação da gestão democrática, ampliação de investimentos, entre outros.