Avanços importantes no tratamento de questões ambientais vêm sendo conquistados com o esforço de lideranças e entidades da região de Curitibanos. Outra etapa vencida na tarde desta segunda-feira, 13, é a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 167.500 para a elaboração dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul.
A proposta encabeçada pela SDR de Curitibanos, AMURC e prefeituras contempla também a elaboração do plano municipal de saneamento básico do município de Santa Cecília e a revisão do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) de Curitibanos. A empresa Echoa Engenharia Ltda venceu a licitação e tem 120 dias para a execução dos serviços de planejamento ambiental de acordo com o edital.
“A região de Curitibanos vem dando um grande passo no tratamento de questões ambientais, na gestão dos recursos naturais como a água e a destinação correta do lixo. É uma das regiões pioneiras do estado neste sentido, sendo que até a região de Joinville, por exemplo, nos procura para organizar os seus planos de gestão neste sentido”, destaca o secretário Regional, Roque Stanguerlin.
O engenheiro sanitarista e ambiental, Vinicius Ragghianti, sócio da Echoa, diz que é preciso a parceria não só de líderes políticos e empresariais, mas também das pessoas neste processo. “A consciência tem que ser geral. As pessoas podem e devem participar deste processo de organização, elaboração e gestão dos recursos naturais”, explica. Rui Braun, diretor executivo da AMURC, enfatiza que além de uma conquista para a região, ela acontece de forma coletiva. “Isto seria bem mais difícil sem o esforço e a participação dos prefeitos, vices, vereadores e líderes comunitários como um todo. Pedimos a todos que mantenham este engajamento que a nossa região só tem a ganhar”, salienta Rui.