A semana é de boas notícias para a Associação dos Municípios da região do Contestado (Amurc).
Além de estar participando nesta quarta-feira(15), em Chapecó, da entrega da Ordem de serviço para estudos técnicos da Ferrovia da Integração, uma de suas grandes lutas, a associação iniciou a semana participando da entrega da ordem de serviço para a elaboração dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios que integram a entidade, Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul.
Esta também era uma batalha da Amurc que vinha buscando o convênio desde 2013, mas na época, por problemas em seu estatuto não pode firmar o convênio. Neste ano, por ser ano eleitoral o governo também estava impossibilitado de realizar convênios com associações de municípios, por isso, a SDR de Curitibanos buscou contato com a equipe do governo e conseguiu através dela os recursos para a realização dos planos além de conseguir também incluir o plano municipal de saneamento básico do município de Santa Cecília e a revisão do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) de Curitibanos.
Para Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul e presidente da Amurc, esta é uma conquista de extrema importância já que, com os planos, a região saberá o que realmente precisa e poderá buscar recursos até mesmo com relações internacionais.
-Hoje temos a vala no Coinco a qual tem espaço para armazenamento do lixo por 5 anos, mas temos que pensar em outras ações, precisamos pensar em projetos para transformar este lixo em energia, e estes planos nos habilitarão em buscar recursos para isto, até mesmo com relações internacionais, onde existem vários projetos de ponta, que inclusive já nos ofereceram, mas infelizmente ainda não tínhamos este plano de gestão, salientou Blind.
O valor total do convênio é de R$ 167.500,00. Quem será responsável pelo serviço será a empresa Echoa Engenharia Ltda, vencedora da licitação, e terá 120 dias para concluir os planos.
– É uma ação importante que vem contribuir para o desenvolvimento da região. O plano de gestão integrada de resíduos sólidos é um viés importante porque a partir de 2015 quem não possuí-lo não poderá obter recursos para esta importante área junto aos governos estadual e federal, por isso estamos felizes, é mais uma ação do governo do estado que vai beneficiar nossa região, destacou o secretário Regional, Roque Stanguerlin.