Prefeitos da área de abrangência da Associação de Municípios da Região do Contestado – AMURC estiveram em Brasília, entre os dias 14 e 15 de abril, com o intuito de buscar soluções para demandas da região.
“Todos os anos em abril, formamos uma comitiva na região e vamos à Brasília para juntos buscarmos respostas e soluções para demandas da região junto a representantes do executivo federal e do Congresso Nacional. Tanto pleitos individuais como da coletividade dos municípios são tratados nessa oportunidade”, explica o secretário executivo da AMURC, Rui Braun.
Neste ano, sob o comando do presidente da AMURC e prefeito de Curitibanos, José Antônio Guidi (Dudão), a comitiva formada por prefeitos e vereadores teve como principal objetivo o apelo pela abertura do curso de Medicina para o campus da Universidade Federal de Santa Catarina, situado no município de Curitibanos e agilidade no início dos fóruns de debates regionais sobre o traçado da Ferrovia da Integração.
“As idas até os governos estadual e federal sempre têm seu lado positivo uma vez que estamos buscando recursos para investir na melhoria dos nossos municípios e na qualidade de vida do cidadão. As audiências que participamos acabam sempre abrindo portas e nos trazendo mais conhecimentos a cerca das diretrizes dos governos para os próximos anos”, reforça o presidente da AMURC.
Curso de Medicina – O campus da UFSC em Curitibanos foi inaugurado em Agosto de 2010. Atualmente conta com os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. A expectativa é que este ano seja anunciado oficialmente a instalação do Curso de Medicina.
“O deputado Pedro Uczai é quem vem intermediando essa relação. O Governo está interiorizando os cursos de medicina e nós estamos reivindicando a abertura de vagas para professores para que o curso possa ser aberto em Curitibanos”, diz o prefeito José Antônio Guidi.
Ferrovia da Integração – O grupo realizou nova reunião com a presidência da Engenhaira, Contruções e Ferrovias S.C – Valec, para buscar informações sobre o andamento dos estudos e levantamentos do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA do corredor ferroviário catarinense. Além de ligar as atividades econômicas e sociais do interior com as zonas portuárias do Litoral catarinense, a ferrovia vai facilitar o escoamento da produção para outros estados brasileiros. Os prefeitos da AMURC querem acompanhar e assegurar a ampla participação da região em debates públicos e transparentes sobre a escolha do trajeto. A direção da Valec assegurou a realização de audiências e participação dos segmentos sociais na finalização dos estudos. “A empresa está realizando os estudos necessários o qual indicará o melhor traçado para a rodovia, nós reivindicamos que ele passe por Curitibanos, São Cristovão e corte o Estado pela linha central”, comenta Guidi.
Depois da assinatura da Ordem de Serviço para o início do EVTEA em outubro passado, o estudo e o projeto básico devem ser entregues em 22 meses (sendo 10 meses para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia da Integração é um empreendimento com 862km que deve atravessar o Estado de Santa Catarina. Um traçado prévio iria interligar o município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, com o Porto de Itajaí, no Litoral. Porém, só com o final dos estudos será possível saber qual o trajeto ideal. Nos estudos iniciais a região da AMURC estava contemplada. A expectativa é que a obra seja licitada no final de 2016 e demore cerca de cinco anos para ser concluída.
Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil – FREMAPREV – A 3ª vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeita de São Cristovão do Sul acompanhou a comitiva e representou a entidade municipalista estadual durante a cerimônia de eleição e posse da mesa diretora da Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil – FREMAPREV, que ocorreu no dia 15, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O objetivo da Frente é atuar em defesa de mais recursos e autonomia para as prefeituras.
O deputado federal Herculano Passos é o novo presidente da entidade, que tem o apoio de 250 parlamentares, entre deputados e senadores. A Fremaprev é uma entidade que discute no Congresso Nacional os rumos para o desenvolvimento das cidades, apoiando os administradores municipais nas suas dificuldades do dia a dia junto à Esfera Nacional. Além disso, as iniciativas tomadas pela Fremaprev têm como ponto de partida as necessidades e demandas que surgem, visando o desenvolvimento e total contribuição à qualidade da gestão, de forma a assegurar a legitimidade dos direitos dos prefeitos e vice-prefeitos no território nacional.
Demandas Municipais – O prefeito de Curitibanos, José Antônio Guidi e o Vice-Prefeito Aldo Dolberth, acompanhados pelos vereadores Arcílio Alves, Daiane Viana, Sidinei Furlan, João Flaris Camargo, Ivan Moreira, João Reus Camargo e Marcio Polleto de Souza realizaram audiência junto a diretoria de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades para apresentar um projeto de R$ 7,5 milhões que prevê a construção de uma Galeria de Águas Pluviais nos bairros Aparecida e Água Santa. A audiência foi acompanhada pelo deputado Celso Maldaner e os representantes do Município mostraram a urgência dos investimentos federais neste empreendimento. O projeto segue para análise do Ministério.