O pleito regional que pretende a cedência do CEDUP de Curitibanos para a implantação do Curso de Medicina da UFSC avança. Lideranças políticas e sociais da Região da Amurc, negociaram, na quarta, dia 22, com Deschamps, Secretário de Estado da Educação. A Amurc entregou ao Secretário a manifestação de 30 entidades da Região que apóiam a proposição.
Comitiva da região de Curitibanas formada pelo Presidente da Amurc, José Antonio Guidi, Secretário Roque Stanguerlin da SDR de Curitibanos, Prefeita Sisi Blind de São Cristóvão do Sul, Presidente da Câmara de Vereadores de Curitibanos Arcílio Alves; presidente da Acic Amarildo Niles; Vereadores curitibanense Vilma Fontana Maciel e do diretor do Hospital Hélio Anjos Ortiz Marcelo Pasolini estiveram em audiência com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Na pauta, a reivindicação de dilatação do prazo de cedência do CEDUP de Curitibanos à UFSC para assegurar a instalação do Curso de Medicina da UFSC em Curitibanos.
O evento contou com a presença de Julian Borba, Pró-reitor de extensão da UFSC e do Deputado Aldo Schneider que mediou as negociações com o governo do Estado. A UFSC pretende utilizar, temporariamente, as instalações do prédio do CEDUP para dar início ao Curso de Medicina. A proposição requer o uso compartilhado das instalações físicas do prédio.
Segundo o Prefeito Dudão, “o Secretário Dechamps classificou a proposição como ousada e geradora de muitos benefícios à região. Disse que não haverá obstáculos políticos ao pleito e que a demanda depende apenas de ajustes técnico-legais e a ressalva para que seja garantida estrutura para cursos técnicos profissionalizantes previstos para a região. A sinalização foi amplamente favorável”.
A Amurc protocolou o pedido de extensão da cedência acompanhado de documentos de ratificação de 30 entidades da região. A demanda será encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Curitibanos que, por intermédio da GERED efetuará a análise da proposição, considerando o atual plano de ocupação, cursos previstos para o próximo período e medidas técnicas necessárias ao compartilhamento do espaço.
As negociações destacaram também a presença do Secretário Roque Stanguerlin da SDR que, ao longo das últimas semanas acompanhou os desdobramentos e ofereceu apoio na viabilização do pleito. De parte da sociedade civil, Amarildo Niles, presidente da ACIC manifestou-se em nome das entidades, destacando a representatividade das entidades regionais que apóiam o pedido, ressaltando a união da região em prol do Curso de Medicina.