You are currently viewing Esclarecimentos sobre doença do Mormo em SCS

Esclarecimentos sobre doença do Mormo em SCS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Em audiência agendada pelo Executivo de SCS, na última terça-feira (5), a prefeita Sisi Blind recebeu em seu gabinete o gerente Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) Álvaro Antônio Ribas Dourado e do coordenador de Pecuária da Regional da Cidasc de Caçador Ubirajara Capri Muliterno. 

Na pauta do encontro, que foi acompanhado pela equipe da Secretaria de Agricultura e pelo veterinário responsável pelo escritório da Cidasc de SCS Felipe Campos Masiero, a preocupação com a doença do Mormo, que foi detectada, no último mês de abril, em um animal no interior de São Cristóvão do Sul e, posteriormente, com resultado positivo em mais cinco animais, que foram sacrificados na última semana. 

Preocupada com a situação, a prefeita Sisi Blind solicitou mais esclarecimentos da Cidasc, que garantiu estar fazendo o monitoramento circular na região onde os casos foram detectados (Caçadorzinho e Caraguatá), e tomando todas as medidas cabíveis, com a realização de dezenas de exames em outros animais, que devem ter o resultado nos próximos dias.

De acordo com a prefeita Sisi Blind, há que se dizer que outros municípios de Santa Catarina já tiveram a doença detectada, como Rodeio e Imaruí, também com uma suspeita em Gravatal. “Talvez o caso tenha sido descoberto em SCS porque foi o primeiro município a realizar o exame. Que sirva de orientação para que os animais sejam monitorados não só na região, mas em todo o Estado, a fim de erradicar com mais rapidez esse problema, que hoje nos causa tanta preocupação”, concluiu.