Mais de 50 lideranças dos cinco municípios que compõem a Região da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Curitibanos, Frei Rogério, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília), estiveram reunidos na sede da Cresol de Curitibanos durante o dia 22 de Maio. O evento contou com a presença de atores produtivos e representantes de entidades sociais, em especial, cooperativas, sindicatos, associações, secretarias municipais de agricultura e bancos de fomento.
“Tirar do papel tudo que se discute. Investigar as tendências e objetivos da agricultura familiar. Como fazer isso articulado entre produtores rurais e agentes públicos? É pra isso que o Seminário foi chamado, para estarmos mais próximos”, contextualizou o Prefeito de Curitibanos e Presidente da Amurc, José Antonio Guidi, na abertura do Seminário Microrregional Desafios da Agricultura Familiar.
O Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), instrumento institucional que reúne atores sociais de órgãos de Governos e Sociedade Civil, realizou este Seminário voltado ao diagnóstico participativo da agricultura familiar e a ampliação do diálogo do segmento produtivo com gestores e agentes públicos, foram os objetivos do Seminário, assim como, avaliar os dez anos de investimentos do Governo Federal em programas voltados ao desenvolvimento territorial através do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT), no Território Planalto Catarinense.
A metodologia do diagnóstico, por temas geradores: renda, sociedade, meio ambiente e perspectivas – proporcionou a identificação de tendências e indicadores para o desenvolvimento territorial. A socialização de informações e avaliação dos investimento do PRONAT, foi apresentado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da Universidade Federal Fronteira Sul em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, grupo que assessora o CODETER e apóia a sua organicidade e funcionamento.
Os dados levantados pelo diagnóstico participativo servirão de subsídio para o grupo de trabalho do CODETER, formado pelo Nedet, Epagri Amurc, Prefeitura Municipal de Curitibanos, Cresol, Cooptrasc, MST, MMC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e construção de um plano de ação participativo com foco nas políticas públicas, gestão social e a inclusão produtiva da agricultura familiar.
Para Neide Furlan, Secretária de Agricultura de Curitibanos e uma das idealizadoras do evento é “indispensável aumentar a organização e integração de todas as forças da microrregião que lutam no fortalecimento da agricultura familiar. Temos bons produtos, grande conhecimento e sabedoria popular, grande potencial para oferecer produtos orgânicos e disposição de promover o trabalho dos homens e mulheres do campo como contribuição ao desenvolvimento regional e o bem estar de todas as famílias que vivem e produzem no campo”.