A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que, dentre outras ações, a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) depende de ações de educação ambiental.
O objetivo é fazer com que o indivíduo e a comunidade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e a sustentabilidade.
Educação ambiental é um dos principais instrumentos da PNRS, inclusive a Lei 12.305/2010 reafirma a necessidade de articulação com a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), regulada pela Lei 9.795/1999.
Sensibilizar e motivar
A principal função da educação ambiental é fazer com que o cidadão, seja em ambiente escolar ou não, possa se sensibilizar e se motivar a agir em prol da coletividade com um objetivo: a qualidade do meio ambiente.
Uma ferramenta tem contribuído para a divulgação de iniciativas na implementação da PNRS, a Plataforma Educares. Nela, os Municípios podem demonstrar boas práticas relacionadas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, além da relação com as áreas de Educação
Ambiental e/ou Comunicação Social.
Difusão e aprimoramento
O envio de boas práticas contribui para destacar os esforços dos gestores municipais em atender as obrigações da Lei 12.305/2010, mesmo com pouco apoio dos governos federal e estaduais, destaca a CNM.
Todos os gestores municipais estão convidados a enviar as boas práticas. E, assim contribuir com a sustentabilidade municipal e com a difusão e aprimoramento do conhecimento, dos valores, dos comportamentos e gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
Acesse a Plataforma Educares