Visando dar continuidade ao trabalho de Gestão Tributária, que já desenvolve há mais de dois anos, a Associação dos Municípios da região do Contestado (AMURC), reuniu os secretários de administração dos cinco municípios.
O encontro desta vez, além do acompanhamento da assessoria da Federação Catarinense dos municípios (FECAM), contou com a presença do Delegado da Receita Federal de Lages, Carlos Alberto Padlipskas.
A receita é grande parceira da AMURC no desenvolvimento deste trabalho que visa, principalmente, uma “democratização” em relação ao pagamento dos tributos.
“A Receita tem essa parceria em várias frentes com estas prefeituras: arrecadação de tributos, ITR, nota fiscal de produtor rural e na educação fiscal. Não precisa aumentar os impostos, mas sim democratizar esse pagamento. Tem muita gente que paga, mas, sabemos que, estatisticamente existem muitos sonegadores (30 a 35%), e esse trabalho vem justamente para combater esta sonegação, estamos elaborando algumas ações específicas para cobrar estes devedores aqui na região”, ressaltou o delegado.
Para Rui Braun, secretário executivo da AMURC, esta parceria é importante no intuito de construir informação, orientando o contribuinte em relação a prazos e obrigações, para que em seguida se possa efetivamente ingressar com as medidas de fiscalização.
DOAÇÃO
Após o encontro, o Delegado fez a entrega oficial para a AMURC de uma camionete S-10, ano 2006, que era de propriedade da Receita Federal e foi doada para a Associação.
O veículo será utilizado para treinamento de fiscais, capacitação dos funcionários e no acompanhamento da organização tributária nos municípios.