A Associação dos municípios da região do Contestado (AMURC), em parceria com a AMPLASC (Associação dos municípios do Planalto Sul), promoveu, durante a última semana, uma capacitação para os Conselheiros Tutelares que foram eleitos em outubro de 2015 e tomaram posse no início deste ano.
Esta foi a primeira etapa da capacitação que terá 100 horas. Nesta etapa, que teve uma duração de 20 horas, os mais de 50 conselheiros participantes tiveram como instrutora a professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos da UNIVALI, Luciana Rocha Leme.
“O objetivo da capacitação é possibilitar uma formação ampla. A intenção é formá-los tanto na base da atuação de forma que dominem seus instrumentos de trabalho, a legislação principalmente, e também orientá-los no sentido de tirar todas as dúvidas da própria atuação prática. Geralmente estas dúvidas estão vinculadas a uma grande dificuldade que existe de articulação entre os atores da rede de atendimento. Alguns destes atores acabam tirando da sua instância algumas funções, que são típicas deles, querendo que o Conselho Tutelar execute, o curso foca muito nesse sentido”, destacou Luciana.
O evento aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores de Curitibanos.