You are currently viewing Prefeito José Antonio Guidi exalta parceria entre município e UFSC na posse do novo reitor da Universidade.

Prefeito José Antonio Guidi exalta parceria entre município e UFSC na posse do novo reitor da Universidade.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Excelência acadêmica e uma universidade inclusiva, que garanta a permanência, foram os ideais defendidos pelo novo Reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo, em seu discurso na solenidade de transmissão dos cargos de Reitor e Vice-Reitora, na noite da última terça-feira, 10 de maio, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.

Ele falou também em colocar a Universidade acima de todas as diferenças, que, no entanto, devem ser respeitadas. “A Universidade é um lugar de pluralidade, de diversidade, seja na produção intelectual, seja nos costumes. A Universidade não tem só um pensamento”, destacou.

Cancellier e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann receberam o cargo de Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco para mandato de quatro anos, até 2020.

Na mesa de autoridades, além dos quatro, estava o procurador geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, como representante do governador Raimundo Colombo.

Prefeitos de Florianópolis e Curitibanos exaltaram parceria com UFSC.

A vice-reitora que deixava o cargo, Lúcia Pacheco, falou da alegria de estar ali e poder falar em missão cumprida e destacou o apoio que tiveram da equipe de gestão, que priorizou “valores de luta pela universidade pública, para que todas as áreas fossem incentivadas”.

Durante sua fala, convidou os prefeitos de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e de Curitibanos, José Antônio Guidi, a se pronunciarem.

Os dois agradeceram a colaboração entre os municípios e a Universidade e salientaram a disposição em prosseguir cooperando nos próximos anos.

Roselane Neckel observou que Alacoque e Cancellier enfrentarão muitos desafios em sua gestão e desejou paciência e saúde para enfrentá-los.

Lembrou de sua formação, como historiadora e ressaltou a necessidade permanente de questionamento e reflexão. É fundamental garantir que “não ocorra na Universidade perseguição de nenhuma ordem sob nenhum pretexto”, afirmou.

E observou: “a Universidade de Coimbra foi uma das sedes do pensamento iluminista, mas também dos argumentos da Inquisição”.
Também agradeceu o papel da vice-reitora Lucia Pacheco e do chefe de gabinete Carlos Vieira, que, explicou, formaram com ela o tripé da Reitoria durante a gestão.

Antes de transmitir o cargo, ainda deu a notícia da aquisição do campus da Unisul em Araranguá.

Depois, foi assinado o termo de transmissão do cargo de Roselane para Cancellier, conforme nomeação efetivada pelo Ministério da Educação no último dia 6 e publicada pelo Diário Oficial no dia 9.