Dando sequência ao programa de capacitação que a Associação dos Municípios da região do Contestado (AMURC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Curitibanos estão proporcionando as Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dos cinco municípios que integram a Associação, mais um encontro foi realizado no auditório da AMURC. Cerca de 50 profissionais participaram de mais uma etapa do treinamento que aconteceu no dia 14 de setembro.
No total são aproximadamente 100 Agentes que estão divididas em dois grupos. Iniciada em Agosto, cada mês um grupo recebe a capacitação. Ao final, cada participante terá participado de 30 horas/aula.
Participam 52 agentes de Curitibanos, 18 de Santa Cecília, 12 de São Cristóvão do Sul, 10 de Ponte Alta do Norte e 8 de Frei Rogério.
Além de proporcionar reflexão e discussão sobre as práticas e rotinas do processo de trabalho do ACS na atenção básica, possibilitando melhorias neste processo, a capacitação também tem por objetivo preparar as Agentes para atuarem quando o Curso de Medicina da UFSC já estiver implantado em Curitibanos, uma vez que os estudantes irão utilizar as unidades básicas de saúde como cenário de prática e terão esse contato direto com as agentes, por isso, a atual capacitação já está antecipando algumas perspectivas do futuro curso.
Fonte: AMURC