Estão abertas, até 30 de setembro, as candidaturas ao I Concurso Boas Práticas da Sociedade Civil do Mercosul em Acessibilidade Audiovisual, através da Reunião Especializada das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam). A ação pretende reconhecer, premiar e difundir iniciativas da sociedade civil relacionadas à acessibilidade audiovisual, realizadas no âmbito local e que possam se transformar em referências de ideias e experiências aplicáveis regionalmente.
O prêmio consiste em U$ 1 mil mais convite para apresentar o projeto no Encontro de Acessibilidade do Mercosul, que será realizado em outubro de 2018, no Uruguai. Além disso, será entregue menção especial para outra iniciativa e ambas serão publicadas no site da Recam. Os interessados em participar devem se inscrever até o final do mês por meio do site, onde podem ser acessadas mais informações sobre o concurso.
Apesar da ação não possibilitar que os municípios sejam proponentes, as prefeituras podem divulgá-la junto aos agentes culturais locais do segmento do audiovisual, haja vista fomentar a cadeia produtiva do audiovisual no âmbito local, o que, consequentemente, também potencializa a geração de emprego e renda e a ampliação da arrecadação municipal do Imposto sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Nesse sentido, ressalta-se que, de acordo com o Ministério da Cultura (MinC), as atividades econômicas do setor audiovisual, em 2014, foram diretamente responsáveis por uma geração de renda de R$ 24,5 bilhões na economia brasileira. O impacto no PIB, nesse mesmo ano, foi maior que o das indústrias têxtil, farmacêutica e de celulose.
Dúvidas pode ser esclarecidas com a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelos telefones: (61) 2101-6053.
Com informações da Agência CNM e Ancine.