You are currently viewing A luta por Medicina continua

A luta por Medicina continua

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Se tem algo que a população de Curitibanos e região não pode reclamar, é do empenho que as lideranças municipais, regionais e estaduais estão dispensando na luta pela implantação do Curso de Medicina na UFSC/Curitibanos.

Desde que o relatório da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) chegou em Maio, negando a implantação do Curso neste momento e apresentando novas recomendações para a sua instalação, a comissão pró-curso tem trabalhado intensamente na busca de responder todos os itens apontados pelos avaliadores que estiveram em Abril em Curitibanos.

Nesta segunda-feira (24), uma reunião foi realizada na UFSC em Florianópolis com o reitor da instituição, Professor Ubaldo Baltazar. Participaram do encontro o prefeito de Curitibanos José Antônio Guidi-Dudão, a prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind, os deputados federais Celso Maldaner e Carmen Zanotto, o Chefe de Gabinete do Deputado Berlanda, Márcio Poletto, o diretor do campus Curitibanos da UFSC Juliano Wendt, o superintendente do Hospital Hélio Anjos Ortiz Marcelo Pasolini e o diretor administrativo do Hospital Antônio Marcos Farias Belotto.

O principal objetivo do encontro na capital foi alinhar as próximas tarefas.

“Embora o trabalho já em andamento, esta foi a primeira vez que o grupo todo se reuniu com a reitoria depois da chegada do relatório. A nossa avaliação é que todos os itens que foram apontados são possíveis de serem respondidos. Já fizemos uma divisão de tarefas e a nossa expectativa é que ainda este ano possamos estar solicitando novamente a vinda da comissão para uma nova avaliação da estrutura”, destacou o diretor do Campus, Juliano Wendt.

Uma das principais recomendações que consta no documento da CAMEM é a necessidade de ampliar o número de municípios conveniados com a universidade, afim de receberem os futuros estudantes na realização do estágio. 

Dentro da Comissão pró-curso, esta tarefa ficou sob a responsabilidade do Chefe de Gabinete do Prefeito Dudão, Aldo Dolberth e do Secretário Executivo da AMURC, Valdir Tagliari. “Como no projeto inicial estavam previstos apenas os cinco municípios da AMURC, os avaliadores apontaram como insuficiente somente a estrutura deles, assim a nossa meta é ampliar este número, e graças ao trabalho sério de todos e a importância que o novo curso terá para toda região, já conseguimos a garantia de outros 09 municípios, ou seja, já somos 14 cidades e uma população que chega a 183 mil habitantes”, comemoraram Aldo e Valdir.

Nesta terça-feira (25) o Prefeito Dudão participou em Florianópolis de audiência com o Secretário de Estado da Educação para tratar sobre a cessão, em definitivo, do prédio do CEDUP para a UFSC. Este mesmo tema será pauta de audiência nesta quarta (26), desta vez com o Governador Carlos Moisés.

Já na quinta-feira (27) em Curitibanos, as lideranças estarão reunidas para dar continuidade a execução das demandas apontadas pela CAMEM.