Através de boletim divulgado dia (25), a Prefeitura de Curitibanos informa que três casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) estão confirmados através de testes rápidos e sete aguardam resultado de exame, no município. Em Santa Cecília, quatro casos estão confirmados e um aguarda resultado de exame. Até o momento, essas são as únicas cidades que integram a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), que estão com a confirmação de pacientes infectados.
Em Curitibanos, 34 pessoas seguem sendo monitoradas com sintomas gripais e nove casos já foram descartados para Covid-19. Em Santa Cecília, através de boletim divulgado ontem (24), 52 pacientes estão sendo monitorados com sintomas gripais, 21 casos já foram descartados e duas pessoas estão curadas da infeção pelo vírus.
Em Frei Rogério, o caso que estava suspeito de infecção foi descartado e somente dois pacientes seguem monitorados com sintomas gripais. Através da Fanpage Saúde Frei Rogério, a Secretaria de Saúde pediu para que idosos que precisam de medicamentos, peçam para que algum familiar ou conhecido, que não pertença ao grupo de risco, vá até a farmácia buscar a medicação, como forma de proteger a comunidade contra a doença.
São Cristóvão do Sul segue aguardando resultado de exame de um paciente com suspeita de Covid-19. Além disso, três casos já foram descartados e 11 pacientes seguem sendo monitorados com sintomas gripais. Até o momento, 364 pessoas foram atendidas através do Centro de Triagem do município.
Único município da Amurc sem registro de suspeita de Covid-19, Ponte Alta do Norte segue atenta às medidas de prevenção, intensificando a fiscalização e indicação de uso de máscara de proteção facial ao sair de casa. Segundo o prefeito Roberto Molin de Almeida, somente através da prevenção será possível deixar o vírus longe dos munícipes. “Como forma de incentivo para costureiras locais, estaremos adquirindo delas o total de duas mil máscaras para doação para famílias em vulnerabilidade social no município, para que ninguém fique desprotegido neste momento”, declarou.
Questionados sobre a identidade dos pacientes com confirmação de Covid-19, a Prefeitura de Santa Cecília lançou nota informando sobre o direito de preservação dos pacientes, tanto confirmados quanto suspeitos de Covid-19. “O sigilo do paciente se trata de uma normativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) e deve ser mantido até mesmo depois da morte. “A Administração tem adotado todas as medidas para preservar a privacidade e integridade dos pacientes”, inicia o comunicado.
O dever do médico de informar casos de notificação compulsória ou mesmo o dever social das mídias em divulgar dados de saúde considerados pela pandemia estabelecida mundialmente, de interesse da administração pública, que decretou estado de calamidade pública, resguarda o nome e a imagem dos pacientes/cidadãos, o que pode ser revelado são apenas dados numéricos de idade e gênero, em hipótese alguma invade o princípio da dignidade humana, o bem jurídico mais inerente ao ser humano e outros dispositivos legais, podendo ainda causar situação temerária ao profissional de saúde responsável pelo atendimento, pois estes têm o dever de proteger a ética profissional, o direito a serviços profissionais e a garantia da proteção específica da confidencialidade.