Desde a última quinta-feira (18), alunos da Rede Estadual de Ensino iniciaram o ano letivo 2021, depois de quase 11 meses de adaptação de ensino remoto imposto pela Covid-19. Apesar do governo liberar 100% de ocupação das salas de aula, a portaria que estabelece as normas do retorno das aulas presencias prevê que os alunos permaneçam a 1,5 metros de distância, por isso a equipe de Educação trabalha com três modelos de ensino: 100% presencial em escola com suporte para abrigar alunos com distância segura, tempo escola e tempo casa, com alunos separados em dois grupos revezando atividades presencias e remotas semanalmente, e 100% remoto para alunos que possuem comorbidades ou residem com familiares pertencentes ao grupo de risco, conforme explica a supervisora regional de Educação Jeanine Rodermel.
De acordo com ela, cerca de 15% dos alunos da região optaram por continuar com as atividades remotas. “Há uma escola on-line que vai abrigar administrativamente os professores para evitar sobrecarga de trabalho, os alunos continuam sendo da escola de origem, porém recebem as atividades remotas por um outro grupo de professores que vai atendê-los”, conta Jeanine.
Para ingressar na escola, todos os alunos e professores passam por aferição de temperatura, recebem álcool em gel e devem utilizar máscaras. Alunos que optaram pelo ensino remoto e desejam retornar para as atividades presenciais, devem informar a escola com, no mínimo, sete dias de antecedência para que a instituição possa organizar o espaço ocupado pelo estudante.
Curitibanos
(Foto: Cesar Oliveira) /
Na Rede Municipal de Ensino de Curitibanos, as aulas presenciais retornaram ontem (22), com sistema escalonado de ensino, ou seja, com as turmas escolares divididas em dois grupos que intercalam estudos presenciais e remotos, semanalmente. “Com a última portaria do estado, poderíamos trabalhar com as turmas 100% presenciais, mas ainda assim teríamos que garantir a distância de 1,5 metros entre os alunos, o que torna esse retorno inviável, por isso para garantir o retorno com segurança vamos trabalhar com o ensino híbrido”, ressalta a secretária de Educação Patrícia Maciel Bastos.
A responsável pela pasta destaca que no primeiro momento, a prioridade do trabalho estará focada no acolhimento dos alunos e na readaptação de toda a comunidade escolar na convivência durante a pandemia. “Nossa preocupação está nos cuidados de higiene e protocolos que todos devem seguir, primeiro vamos trabalhar no acolhimento dos alunos, e prestar atenção nos quadros emocionais e psicológicos deles, pois é a primeira vez que todos ficam tanto tempo longe das salas de aula”, pontuou. Para o segundo momento, os professores planejam aplicar diagnóstico de aprendizagem para avaliar os conteúdos aprendidos durante 2020, marcado pelas aulas remotas, para que os conteúdos possam ser retomados em sala de aula, caso seja necessário. Uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação apontou que 90% dos pais desejavam que as atividades presenciais retornassem.
São Cristóvão do Sul
(Foto: Assessoria de Imprensa) /
A Prefeitura de São Cristóvão do Sul suspendeu o retorno das aulas presenciais que estava programado para a última quarta-feira (17), a medida tomada pela Secretaria de Educação, com orientação da Vigilância Epidemiológica, levando em conta a segurança de saúde da comunidade escolar, já que duas professoras testaram positivo para a Covid-19. As atividades presenciais iniciaram ontem (22), com os alunos divididos entre grupo A e B, intercalando atividades nos bancos escolares e atividades remotas.
Entre as medidas está a de que alunos da Educação Infantil com idade entre 4 meses até 3 anos e 11 meses, serão atendidos mediante apresentação de comprovação de trabalho da mãe. No Centro de Educação Infantil Integração os alunos que frequentarão o Jardim II do Grupo”B” iniciaram suas atividades ontem (22). No Centro de Educação Infantil ABC os alunos serão atendidos na modalidade presencial sem necessidade de revezamento entre os grupos. No Núcleo Educacional Meu Postinho os alunos serão atendidos na modalidade mista (tempo casa e tempo escola), as turmas do pré-escolar, 5º e 7º ano, nas demais turmas serão atendidas na modalidade presencial sem necessidade de revezamento entre os grupos. No Núcleo Educacional Crescer todos os alunos serão atendidos na modalidade mista (tempo casa e tempo escola), com revezamento entre os grupos. No Grupo Escolar Dr. Hélio Anjos Ortiz, os alunos serão atendidos na modalidade presencial sem necessidade de revezamento entre os grupos. Os alunos do Grupo “B” terão atendimento de 22 à 25 de fevereiro. Os alunos do Grupo “A” terão atendimento de 01 à 04 de março.
“As escolas já receberam todos os EPIs para uso dos alunos, professores e funcionários, que são: máscaras, aventais, termômetros infravermelhos, fita zebrada, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel. As unidades também realizaram várias adequações para receber os estudantes, como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, além de adequações nas salas de aula, com a disposição correta das carteiras para cumprir o distanciamento social. Ainda adequaram todo o planejamento pedagógico e das rotinas diárias”, explicou a secretária Gisele Telles.
Protocolos
(Foto: Assessoria de Imprensa) /
Aos pais, é indicado deixarem seus filhos na entrada da escola, para evitarem aglomeração e trânsito de pessoas dentro da escola.
Aos alunos:
– Higienizar as mãos na entrada e saída com álcool 70%;
– Entrada e permanência somente com o uso de máscaras;
– Manter a distância mínima de 1,5 m;
– Leve sua garrafa de água, pois os bebedouros estarão desativados;
– Não haverá práticas esportivas de contato;
– Ao chegar na escola, o aluno deverá ir direto para a sala de aula e aguardar, no seu lugar, o início da aula.
Protocolos Sanitários:
– Preservação do distanciamento social
– Utilização de EPIs
– Higiene pessoal
– Sanitização de ambientes e materiais
– Comunicação
– Monitoramento
– Local reservado para isolamento de casos suspeitos
Ponte Alta do Norte
Em Ponte Alta do Norte, as aulas presenciais também retornaram ontem (22), exceto para a comunidade escolar do interior do município, que terão as atividades normalizadas a partir de 15 de março, enquanto isso seguem com atividades remotas. Maiores informações diretamente na Secretaria de Educação ou pelo telefone (49) 3254-1686.
Santa Cecília
Santa Cecília está com retorno das atividades presenciais previsto para 1 de março, com funcionamento do transporte escolar, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura. Na última semana, 70 professores da Rede Municipal passaram por teste rápido de Covid-19, por meio de força-tarefa da Secretaria de Saúde.
O transporte escolar será oferecido mediante as regras de uso de máscara durante a permanência no veículo; bancos sinalizados para manter estudantes em posições diagonais e alternadas; uso constante de álcool gel 70%; está proibido o consumo de alimentos no interior do veículo; as janelas devem estar abertas para garantia da circulação de ar; os estudantes não devem se tocar; e as mochilas não devem ser colocadas no chão do veículo.
Frei Rogério
(Foto: Assessoria de Imprensa) /
Em Frei Rogério, as aulas da Rede Municipal retornaram no último dia 8, com 100% dos alunos, já que sem o retorno das aulas da Rede Estadual de Ensino, a capacidade de transporte supria a necessidade. Desde a última semana, as aulas acontecem em sistema de escalonamento, com dois grupos revezando atividades presenciais e remotas. “Todos os professores e serventes passaram por treinamento. Tudo ocorreu tranquilamente, não houve nenhum caso suspeito e todas as crianças reagiram bem as novas regras. A equipe da Educação, juntamente com o prefeito Jair Ribeiro, não medirá esforços para que as escolas continuem seguindo os protocolos exigidos”, destaca o secretário de Educação Adilson Feltrin.