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Ferrovia da Integração debatida em encontro

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O município de Herval d´Oeste foi sede na última sexta-feira (12) de uma importante reunião coordenada pelo presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) e prefeito da cidade de Herval d´Oeste, Nelson Guindani. Na oportunidade, representantes de vários municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc) e outras se fizeram presentes para discutir os rumos a serem seguidos para fortalecer o movimento em prol da Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango.

Neste evento que aconteceu nas dependências do auditório da Secretaria da Saúde, marcaram presença representantes de entidades, associações e órgãos, que estão se organizando para darem a parcela de colaboração, visando o engrandecimento de toda a região com a implantação desta ferrovia que deverá ter como traçado as cidades de Itajaí e São Miguel do Oeste, passando pela região do meio-oeste catarinense.

Na abertura da reunião, o posicionamento de todos os aproximadamente 15 prefeitos presentes, que em poucas palavras mostraram a vontade de fazer com que a ferrovia seja implantada o mais rápido possível na região, beneficiando a todos e diminuindo os problemas enfrentados atualmente nas rodovias com investimentos altíssimos.

“A Ammoc e todas as associações envolvidas estão dando um exemplo ao estado e o país, quando se busca o bem coletivo”, disse o deputado federal Celso Maldaner (PMDB). Segundo ele, o objetivo que é a implantação da Ferrovia da Integração deverá acontecer. “Nós queremos exportar a nossa produção de valores agregados por essa ferrovia que deverá nos ajudar em muito. Nós perdemos a competitividade em cima só de rodovias. Essa mobilização é fundamental para nós que integramos o Fórum Parlamentar Catarinense, pois unidos faremos com que o traçado inicial seja respeitado, ou seja, ligando Chapecó à Itajaí passando por Herval d´Oeste acompanhando a 282 e a 470, passando por Campos Novos, Curitibanos e o Alto Vale, ligando ao porto de Itajaí”, explicou Maldaner.

O vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss que ajudou na organização do evento, se mostrou satisfeito com o resultado final, “pois em um curto espaço de tempo, conseguimos promover uma reunião altamente produtiva e de alto nível, onde os esclarecimentos nos foram dados, e agora a gente avança um pouco mais, em relação a esse processo de mobilização, buscando que a Ferrovia da Integração seja prioritária para esse grande projeto de ferrovias pelo Brasil afora”.

Nelson Guindani, presidente da Ammoc e prefeito de Herval d´Oeste, salientou que o saldo foi positivo do encontro, devido a grande presença de pessoas, prefeitos e entidades. “Foi um grande evento, e nós temos o compromisso de fazer com que as coisas aconteçam de forma equilibrada, mas sempre buscando uma amplitude maior. Essa reunião foi prova disso, ou seja, uma junção de forças em prol de um objetivo comum”, argumentou Guindani. O próximo passo, afirmou o prefeito hervalense, será a organização de um grande evento que deverá acontecer no prazo máximo de duas semanas na cidade de Curitibanos. “Nessa oportunidade, deveremos construir uma grande força política completa ligando o litoral ao oeste, para formarmos um documento que será enviado ao governo federal, solicitando que o traçado venha a contemplar nossa região”, concluiu Guindani.

Já o deputado federal do PT e presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional, Pedro Uczai, se mostrou otimista e contente com a presença de público, em especial com a vontade demonstrada por todos em fazer com que a Ferrovia da Integração seja uma realidade num curto espaço de tempo. Fazendo uso da palavra, Uczai falou sobre o andamento dos trabalhos para que isso venha a acontecer e ao final, respondeu perguntas formuladas pelos presentes.

“A licitação a partir de agora passa a ser o passo decisivo que deverá ser dado, para que tenhamos efetivamente o traçado a ser cumprido por esta obra que está orçada no PAC 2. Estamos empenhados para que dentro de um ano tenhamos todos os estudos concluídos e posteriormente, possamos licitar esta importante obra, porque ferrovia é um transporte mais barato, mais seguro, ferrovia é um transporte ambiental mais sustentável, mantém as empresas em nossa região e atrai novas empresas e empregos”, disse ele.

Investimentos 

A licitação inicial está orçada em aproximadamente R$ 50 milhões para serem realizados os estudos de engenharia e de viabilidade técnica. A obra de Itajaí a Dionísio Cerqueira em torno de R$ 4 bilhões, cabendo ao governo federal pagar 100% ou fazer parceria com a iniciativa privada, pagando uma parte o governo e a outra parte os empresários que querem desenvolver ferrovias no Brasil. O projeto da Ferrovia da Integração deverá ser elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias situada em Curitiba (PR) e executado pelo 10º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro sediado no município de Lages.