Conforme informações recebidas da reunião com a Presidência da Valec, o Edital será publicado no Diário Oficial da União, ainda nesta semana e simbolicamente assinado em Chapecó, na sexta, dia 10. Conforme a Presidência da Valec, os estudos técnicos de viabilidade poderão considerar o traçado originariamente estabelecido em estudos anteriores, de acordo com a reivindicação das 12 Associações de Municípios do centro do Estado.
O edital que será lançado nesta semana cuidará da análise técnica de viabilidade, com ênfase em critérios de mercado, custo financeiro, viabilidade ambiental e benefício à sociedade. Conforme a Presidenta da Amurc, Sisi Blind, “precisamos agora, acompanhar os estudos, com forte mobilização das regiões interessadas, acompanhando os custos, demonstrando que a passagem pelo centro do Estado é o melhor “traçado principal” que se conectará a todas as regiões de Santa Catarina”.
Conforme Sisi, um dos aspectos relevantes nos estudos será a análise de interconexão e capacidade de coleta de cargas, num raio de 150 Km a partir do traçado principal. Outro aspecto será a análise de redução de acidentes, como um benefício social, o que coloca o centro do Estado em primazia, devido à BR 470.Ver mais