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FERROVIA DA INTEGRAÇÃO – VALEC CONFIRMA EDITAL

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SUCESSO! Assim, a Presidenta da Amurc, Sisi Blind, que está em Brasília, definiu a reunião que aconteceu nesta manhã, em Brasília, junto à Presidência da Valec e que confirmou a assinatura do Edital de Licitação para o início dos projetos de viabilidade técnica da Ferrovia da Integração. A reunião desta manhã, com a presença de Pedro Uczai, Presidente da Comissão Mista das Ferrovias do Congresso Nacional é fruto de uma intensa mobilização que aconteceu durante as últimas semanas com forte coordenação da Amurc e de mais 11 Associações de Municípios da região do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste Catarinense.No último dia 26 de Abril, centenas de entidades de representação se reuniram em Curitibanos para organizar a mobilização que produziu o DOCUMENTO DA INTEGRAÇÃO, um documento que representa mais de 180 municípios catarinenses e que posteriormente mobilizou todo o centro do Estado de Santa Catarina.

EDITAL SERÁ LANÇADO AINDA ESTA SEMANA EM CHAPECÓ

   Josias  Sampaio Cavalcante Jr, Presidente da Valec confirmou a assinatura do Edital, ainda esta semana. O evento reunirá na ACIC  de  Chapecó, SC, o Ministro dos Transportes Cesar Borges, a Ministra Ideli Salvati e o Presidente da Valec. O vento, marcado para as 16:00 h desta sexta, dia 10, deverá reunir ainda  centenas de lideranças e autoridades de todo o Estado. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O EDITAL

   Conforme informações recebidas da  reunião com a Presidência da Valec, o Edital será publicado no Diário Oficial da União, ainda nesta semana e simbolicamente assinado em Chapecó, na sexta, dia 10. Conforme a Presidência da Valec, os estudos técnicos de viabilidade poderão considerar  o traçado originariamente estabelecido em estudos anteriores, de acordo com a  reivindicação das 12 Associações de Municípios do centro do Estado.  O edital que será lançado nesta semana cuidará  da análise técnica de viabilidade, com ênfase  em critérios de mercado, custo financeiro, viabilidade ambiental e benefício à sociedade. Conforme a Presidenta da Amurc, Sisi Blind,  “precisamos agora, acompanhar os estudos, com forte mobilização das regiões interessadas, acompanhando os custos, demonstrando que a passagem pelo centro do Estado  é o melhor “traçado principal” que se conectará a todas as regiões de Santa Catarina”. Conforme Sisi, um dos aspectos relevantes nos estudos será a análise de interconexão e capacidade de coleta de cargas, num raio de 150 Km a partir do traçado principal. Outro aspecto será a análise de redução de acidentes, como um benefício social, o que coloca o centro do Estado em primazia, devido à BR 470.  

É NECESSÁRIO MANTER A MOBILIZAÇÃO

   “Estamos cientes que os passos alcançados são uma grande vitória. No entanto, ainda há uma grande jornada pela frente. Precisamos reunir informações e estatísticas, demonstrar que a centralidade econômica do centro do estado é a melhor via, que os custos de construção são adequados e que a economia do Estado precisa ser planejada estrategicamente, inclusive, com uma malha ferroviária  corretamente colocada no centro do Estado”. Para a Presidência da Amurc,  um fator central nessa luta será  a redução da sobrecarga da BR 470, “outra causa central dos catarinenses  e que será incorporada  em nossa luta, a partir de agora”. 

LUTA HISTÓRICA

   Para a Presidenta da Amurc, Sisi Blind, “hoje é um dia em que devemos comemorar a confirmação do Edital e seu traçado, mas especialmente, precisamos valorizar e lembrar da luta de centenas de entidades, de milhares de pessoas e lideranças que com firmeza se organizaram e asseguraram mais esta vitória”. Para Sisi, a mobilização da sociedade em torno da Ferrovia da Integração é uma luta similar à grande mobilização da região de Curitibanos há alguns anos, quando se garantiu a instalação da  Universidade Federal na região. “É bom que saibamos que estas conquistas somente acontecem com organização da sociedade e com mobilização”, destacou a Presidenta.  

FERROVIA – UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA

    O desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico e central, que integre o Estado, contemple uma visão capaz de fomentar a economia e a interligação regional, assegurando o desenvolvimento social, planejamento eficaz e projetos  de integração logística que atendam ao conjunto da população catarinense.

AS RAZÕES DA MOBILIZAÇÃO

    Todo o centro do Estado de Santa Catarina está mobilizado em defesa do futuro comum das regiões e municípios, sendo imperioso a manutenção do traçado à construção da Ferrovia Leste-Oeste que assegure a ligação do Extremo Oeste ao Porto de Itajaí.  Com esse traçado se assegurará a construção da vértice ferroviária “leste-oeste” passando pelo centro geodésico do Estado, integrando a diversidade econômica e fazendo justiça aos municípios das regiões do Vale do Itajaí,  Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Central, Planalto Sul, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste Catarinense.