Com objetivo de discutir e dar encaminhamentos às questões presentes nas diferentes regiões do Estado, o Colegiado Estadual de Assistência Social, vinculado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM e às Associações de Municípios, esteve reunido na última sexta-feira (31.08), em Itá, na região do Alto Uruguai Catarinense. A assistente social da FECAM, Janice Merigo, que representou a entidade, destacou que na reunião, que ocorre quatro vezes ao ano e, paralelamente, ao encontro do Colegiado Estadual de Contadores e Controladores Internos, os técnicos debateram questões relativas à execução e implementação da política de Assistência Social.
Entre os assuntos discutidos, ficou definido que o V Seminário Estadual de Assistência Social será realizado, em 2014, em Piratuba ou Chapecó. O Colegiado fez uma avaliação das Conferências Municipais de Assistência Social realizadas pelos municípios e o processo de elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, que devem ser encaminhados até 31 de outubro para a Secretaria de Estado. A prorrogação da data foi aprovada na reunião da Comissão Intergestora Bipartite – Estado e Município – realizada no dia 26 de agosto, em Balneário Camboriú.
Também foi divulgada que a data de 30 de setembro próximo para o preenchimento do Demonstrativo Sintético-financeiro de 2012 para os Gestores Municipais e 31 de outubro para os Conselhos Municipais de Assistência Social – CMAS. Já a Conferência Estadual de Assistência Social será realizada nos dias 07, 08 e 09 de outubro, em Florianópolis. Para a participação dos delegados municipais na conferência, o Estado custeará a hospedagem e alimentação dos delegados da sociedade civil e contará com o apoio das secretarias municipais para garantir as demais despesas da sociedade civil (deslocamento), bem como todas as despesas da representação governamental (deslocamento, hospedagem e alimentação).
Houve ainda a discussão e troca de experiência entre as regiões sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cujo tema foi sugerido para ser aprofundado no V Seminário Estadual de Assistência Social. Para a próxima reunião que acontecerá em novembro, foram destacados como itens da pauta o reordenamento dos serviços, consórcios públicos na assistência social (serviços de alta complexidade), saúde mental e dependência química forma de orientação sobre o trabalho com grupos de idosos e clubes de mães.