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Mais interatividade através de novo portal do município

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Através do novo site, os internautas terão acesso às principais notícias e informações de Curitibanos, além dos serviços prestados pela Prefeitura.
Com nova aparência, as novidades começam na página inicial, onde estão disponíveis as principais informações, como licitações publicadas recentemente. Clicando em “mais licitações”, têm-se acesso fácil e rápido aos editais, anexos e cronogramas de cada processo licitatório, que agora aparecem organizados por tipo de processo.
Para localizar edital mais específico é possível utilizar o formulário de pesquisa por palavra-chave e digitar apenas o objeto da licitação desejada.
No topo da página, há um menu fixo de acesso a outros campos do site. Em “Município” encontram-se diversas informações sobre Curitibanos como história, economia, indicadores e principais eventos.
Na aba “Governo”, está disponível uma agenda de eventos municipais (ainda em construção) e os links de acesso às páginas das secretarias municipais, através das quais serão disponíveis as notícias específicas de cada pasta.
As informações de publicação obrigatória encontram-se no menu “Transparência”. Espaço destinado a legilação, contas públicas, editais, diário oficial e plano diretor.
Quem precisar resgatar notícias antigas para pesquisas, por exemplo, encontrará informações publicadas clicando, aqui, desde 2008, na aba "Notícias".
Uma das principais melhorias é a facilidade de contato do internauta à Prefeitura. O campo “Contato” oferece formulário para envio de mensagens diretamente a cada secretaria municipal. Quem reside em outro município terá acesso ao mapa de localização das secretarias.
Diversos serviços prestados pelo poder público são encontrados no “Portal do Cidadão”. Clicando sobre o link “Serviços ao cidadão” ou “Serviços para empresas” são listados os serviços e as informações básicas para acesso aos mesmos. Quem precisar emitir uma certidão negativa de débitos municipais, por exemplo, não precisa mais ir até o setor de Protocolo. Pode simplesmente clicar, aqui, e informar CPF ou CNPJ.
Em breve, estarão disponíveis atividades on-line aos servidores do município. Os carnês de IPTU também poderão ser impressos no Portal do Cidadão a partir de fevereiro.

Portais interligados
Com a adesão de Curitibanos à Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), 100% dos municípios da Associação dos Municípios da Região do Contestado estão integrados ao sistema. Os responsáveis técnicos alertam que a migração está em fase de ajustes finais, sendo que avaliações e sugestões serão bem vindas.
A RedeCIM tem por objetivo criar uma rede tecnológica com as associações e municípios catarinenses através de portais institucionais conectados à rede mundial de computadores (Internet), que visa divulgar as potencialidades da região, além de disponibilizar serviços e informações on-line ao cidadão.
Entre os serviços disponibilizados estão os portais de Turismo dos Municípios, Diário Eletrônico dos Municípios e Portal da Federação Catarinense dos Municípios.
A criação dos novos Portais é um projeto desenvolvido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) em parceria com as associações de municípios.
No segundo semestre de 2013, os técnicos municipais foram treinados pela Amurc. Os demais municípios da associação também estão preparando a migração para as novas interfaces. Para a presidente da Amurc, prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind, "os novos portais eletrônicos estão mais dinâmicos e contém centenas de informações de interesse público que facilitam a vida do cidadão e fortalecem a transparência da gestão pública municipal".