You are currently viewing Amurc apoia produtores de feijão

Amurc apoia produtores de feijão

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Lideranças defendem economia e agricultura da região

Lages, SC, recebe hoje cerca de 1.000 lideranças do setor agrícola de todo o Estado de Santa Catarina. Líderes de cooperativas, coordenadores de entidades de defesa dos agricultores, prefeitos, deputados federais e estaduais, representantes da Conabe e do Ministério do Desenvolvimento Agrário discutem os problemas da agricultura familiar eestratégias de proteção à produção agrícola. A Associação dos Municípios da Região do Contestado está presente por intermédio dos prefeitos de Curitibanos, São Cristóvão do Sul e Frei Rogério. Os graves problemas relacionados à comercialização da safra de feijão e a necessidade de aprofundar as políticas de proteção aos agricultores interessam a toda a economia da região. 

Osny Batista Alberton, Prefeito de Frei Rogério é enfático: "Frei Rogério vai quebrar se não houver mudanças na política de preços do feijão. Temos cerca de 100 mil sacas do produto estocados. Ninguém vende, ninguém paga. Ninguém compra. Estamos muito ansiosos para saber das autoridades quais são as medidas que virão para proteger os nossos trabalhadores rurais". 

A Amurc, associada a outras associações de municípios do Planalto Catarinense e entidades representativas do setor tem efetuado forte mobilização junto às autoridades estaduais e federais exigindo medidas protetivas, garantia dos preços mínimos, armazenagem estratégica de produtos e garantias de comercialização e imediata intervenção assegurando a aquisição do estoque de feijão estimado entre 300 e 400 mil sacas, somente no planalto catarinense. 
Representantes das entidades que organizam o setor produtivo ligado às pequenas e médias propriedades discute estratégias e propostas de organização e fortalecimento da produção agrícola. As lideranças destacam o tema da segurança alimentar, planificação da produção, seguro agrícola, garantia de subsídios, recursos ao fomento da produção e o perdão das dívidas bancárias como temas relevantes ao desenvolvimento da economia e à segurança dos produtores rurais. 

Sisi Blind, Prefeita de São Cristóvão do Sul e Presidente da Amurc destaca: "a administração pública tem interesse direto na estabilidade da economia rural, pois falamos de emprego, renda e segurança da vida dos homens e mulheres do campo. Mas, acima disso, temos a responsabilidade de defender políticas e estratégias de Estado em favor do campo pois isso é defender a própria segurança da sociedade que representamos". 

Lideranças dos três Estados do Sul estão em Brasília e aguardam para hoje o anúncio de portaria com medidas de intervenção relacionados à safra do feijão. O fórum de Lages emitirá documento contendo novas reivindicações durante o dia.