Compartilhe

31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho discute os desafios e as oportunidades da cultura no país

Publicado em 24/10/2018 às 10:29 - Atualizado em 24/10/2018 às 10:29

Frei Rogério/SC - No próximo dia 9 de novembro, a prefeitura de Frei Rogério e as Associações Nacional e catarinense dos Produtores de Alho (ANAPA/ACAPA), realizam o 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento acontece a partir das 13h, no Clube Social do Núcleo Tritícola.
Com o lema “Os desafios e oportunidades da cultura do alho”, o evento deste ano traz para o centro de debate a eficiência produtiva da cultura do alho no Brasil, com o objetivo de mostrar de que forma o agricultor pode produzir mais e melhor, reduzindo os custos de produção e com ganhos de produtividade.
“Investimentos em melhoramento genético, manejo, novas tecnologias e capacitação do produtor são alguns dos desafios que a cultura do alho exigirá do agricultor e de todos os envolvidos na cadeia, nos próximos anos”, avalia o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Rafael Jorge Corsino.
De acordo com o secretário de agricultura do município de Frei Rogério, Itamir Gasparini, a novidade do encontro deste ano serão dois painéis de discussão que abordarão aspectos conjunturais da cultura do alho. O primeiro painel no âmbito nacional e, o segundo, com o enfoque na produção estadual. Gasparini lembrou que a safra de alho catarinense (2017/18) enfrentou grandes dificuldades de comercialização, devido ao excesso de importação de alho.
“A situação foi tão complicada, que a prefeitura de Frei Rogério teve de decretar situação de emergência. Mais do que nunca, é preciso discutir as perspectivas de produção mercado, para o produtor continuar apostando na cultura. Afinal, toda crise gera também oportunidades e esse é o desafio”, destaca Itamir Gasparini.
A expectativa dos organizadores é que mais de 300 produtores participem do encontro, inclusive com delegações dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

 

Programação:
13h – Inscrição
13h30 – Abertura
14h – Palestra Manejo de bacteriose na cultura do alho
14h50 – Palestra Manejo de solo e alho livre de vírus
15h40 – Palestra Mercado e Perspectivas
16h20 – Painel Desafios e Oportunidades
17h – A Cultura do Alho em SC
17h40 – Encerramento
18h – Assembleia Ordinária da ANAPA
19 – Jantar


Rua Cornélio de Haro Varela, 1835, Água Santa, Curitibanos - SC
CEP: 89520-000