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BONS EXEMPLOS Curitibanos: gestão, austeridade e planejamento.

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Milhões  economizados  com o fim do direito  à  licença prêmio e extinção  da incorporação de gratificações. Nesta  segunda,  dia 06 de Fevereiro, a administração  pública de  Curitibanos  alcançou êxito  ao  aprovar  no Poder  Legislativo  o Projeto de  Lei Complementar 01/2017 que  promove  alterações  no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais e  na Lei que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais. Com as alterações  asseguradas na nova  legislação fica  extinta   a concessão de licença prêmio por desempenho aos servidores e resta  revogada  a incorporação da gratificação pelo exercício de função gratificada.  São os  sinais  de que  a  administração pública   se  adequa  à  realidade  econômica.

Curitibanos  está  na  contramão:  apesar  da  crise econômica,  o município  cresce em arrecadação. Dentre os  municípios  catarinenses ,  na  receita  do  ICMS 2015, o município  ocupa  a oitava  posição  em crescimento,  com elevação  de  11,9%. Apesar  da  situação  aparentemente  confortável,  o  Prefeito  José  Antonio  Guidi (Dudão), prepara   reformas  e  adota  medidas  de  controle  da  gestão,  redução de  gastos  e  controle das contas  públicas. O Prefeito reeleito  com quase 75% dos  votos,  alcançou importante  êxito na  aprovação  de projetos polêmicos  que   reformam regras  na área  de  remuneração de  servidores.  Tão importantes  como os  ajustes   na  área  de  gestão de  pessoal,  são  os plano do  prefeito no   controle da  máquina pública  e no  fomento  de   ações  tributárias que visam  preparar   o município   para  a  sustentabilidade  financeira  na  próxima  década.

Redução de  salários 

Aproximadamente R$ 330 mil. Este é o montante que o município de Curitibanos deverá economizar no  mandato, com a redução de salário do prefeito, vice e secretários municipais. A medida que  já está  vigente, proporcionará  redução de 6,11% em relação aos salários  de 2016. “Ainda antes de assumir pela primeira vez, em 2013, solicitei a Câmara de Vereadores que analisasse a possibilidade de reduzir os vencimentos destas três categorias, no que fui atendido. Ao término dos quatro anos, tivemos uma economia superior a R$ 1 milhão. Agora vamos repetir a ação”.

Ajustes no plano de remuneração  salarial  e  benefícios   

Diante da análise das despesas fixas, o mandatário  está  apresentando  projetos  de  lei  que  alteram  a legislação, inclusive  extinguindo   as  ‘licenças  prêmios’. Diagnóstico demonstra  que  anualmente,  são consumidos  cerca  de   14 mil dias na  concessão do  direito à licença prêmio. A média  de dezoito dias de licença, adicionadas  aos  30 dias de férias,  acumulam anualmente 48 dias ausência remunerada ao trabalho, aos cerca  de  800 servidores efetivos. O cálculo do passivo trabalhista acumulado todo ano chega a R$ 1.500.000,00 aproximadamente.  Na mesma esteira,  o prefeito propõe  ao legislativo   extinção  da incorporação automática de  10% anuais sobre as gratificações por cargo de chefia e estuda melhorias  no  sistema  de  avaliação de  servidores.

 Controle total de horas extras e diárias

Caso inédito,  o  município com mais  de  800 servidores  efetivos   já tem por  regra não pagar  horas  extras. Os  raríssimos  casos de pagamento de horas, quando  ocorrem, atendem princípios de excepcionalidade e rigor. A implantação do banco de horas,   o planejamento de  atividades  e o controle  rígido são  necessários  para  que esta  prática  seja  assegurada.

Na  área  de  recursos humanos,   mais  de  90%  dos  1.000 servidores  registram sua  presença através de  ponto  eletrônico online. 330 câmeras  de  vigilância adquiridas pelo  município monitoram  prédios,   instalações  e  zelam pelo  patrimônio público,  diminuindo sensivelmente a necessidade de vigias. Para  tanto a administração  integrou o município  com rede  de  fibra  ótica que  permite  que  até os servidores  do  cemitério  municipal registrem  ponto no sistema.

 

Administração da receita própria   

Estratégia central do atual mandato será a modernização da administração da receita  própria  e  o emprego  de  sistemas  de  inteligência  fiscal  na  administração de  impostos. Motivado unicamente com o caráter preparatório para o aumento do rigor nas cobranças de seus devedores, o município disponibilizou aos contribuintes um Refis, permitindo o parcelamento de dívidas tributárias.  A iniciativa estima arrecadar R$ 2 milhões. O mais importante, no entanto,  é  que  esta   oportunidade  antecede  outra medida  ousada:  os débitos tributários  do município  após  o Refis  serão cobrados  com a implantação do sistema  de  protesto  em cartório  o que  assegurará  eficácia  na  arrecadação e a diminuição da inadimplência.  

Em plano de fundo,  o Prefeito  Dudão,  promoveu  a  contratação  dos  serviços  de recadastramento  imobiliário municipal. Os levantamentos  estão  em  andamento e  permitirão  a  revisão  de toda  a  planta   imobiliária  do  município  através  de    georeferenciamento. O sistema permitirá  a   medição  do tamanho de lotes e  edificações por fotos georeferenciadas,  assegurando  e  revisão segura e rápida do cadastro.  Estima-se que  a  inovação  incrementará  em  cerca  de  25%  a  arrecadação  do IPTU,  pagando, no primeiro  ano,  boa  parte  dos  investimentos  na tecnologia.

Capacidade  de  investimento  

Contas  em dia, pagamentos   somente com  dinheiro  em caixa, controle rígido  do fluxo de  caixa, adesão a  sistemas consorciados e  centralização de  compras permitem a saúde  financeira  e  asseguram  uma média  anual  de 10,21% dos  recursos  orçamentários.  “Nossa  estratégia   é  implantar  metodologias  e  estratégias  que  utilizem a  inteligência  fiscal  para   melhorar  a  arrecadação”,  destacou o Prefeito curitibanense que adiantou ainda que novas ações serão executadas este ano visando a saúde financeira de Curitibanos no futuro. “Estou preocupado não somente com o meu mandato. Estas ações visam também a tranquilidade financeira para os futuros prefeitos”.  

Texto: Rui  Braun; ( amurc@amurc-sc.org.br (049) 9.9103 5950)