You are currently viewing UFSC de Curitibanos terá curso de Medicina

UFSC de Curitibanos terá curso de Medicina

O Ministério da Educação – MEC confirmou nesta semana que autorizará a criação do curso de Medicina em Curitibanos, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A implantação é uma reivindicação das lideranças locais, sociedade, entidades e prefeitos(as) da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc).
A realização desta conquista para Curitibanos e região foi possível após várias reuniões, tratativas, encaminhamentos de documentações, visitas da CAMEM e encontros entre gestores e comissão da implantação do curso de Medicina.
Conforme a universidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, deve visitar Santa Catarina para assinar oficialmente a portaria que autoriza a criação do curso. É uma reivindicação de mais de 10 anos da comunidade local, registrada em 2013 durante audiência pública.
O curso será um marco histórico para a região, com fomento principalmente para a área da saúde. O presidente da Amurc e prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima, ressalta que na quarta-feira (17/01) recebeu a ligação do diretor do Campus da UFSC de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, trazendo a boa notícia.
“Essa é uma vitória da sociedade de Curitibanos, dos professores do curso da área da saúde, da UFSC e de todos os prefeitos da região da Amurc, que de alguma forma ajudaram nessa luta coletiva. Eu não tenho dúvida que a medicina vai mudar o patamar de todos os municípios. Nosso reconhecimento ao reitor da UFSC Curitibanos, Irineu Dayski, a deputada federal, Carmen Zanotto, ao deputado federal, Pedro Uczai, e a todas as pessoas envolvidas”, celebra Kleberson.
A primeira turma do curso de Medicina no Campus da UFSC, em Curitibanos, deverá contar com 30 alunos. O vestibular tem previsão de acontecer nos meses de julho a agosto.