You are currently viewing AMURC promove palestra sobre a Reforma Tributária

AMURC promove palestra sobre a Reforma Tributária

Evento realizado em parceria com a EGEM e renomado especialista da área tributária, Adriano dos Santos, visa preparar gestores e profissionais para as mudanças fiscais.
Na manhã desta segunda-feira (16), a Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC), foi palco da palestra de apresentação da reforma tributária. O evento, organizado pela Escola de Gestão Pública (EGEM), em parceria com o renomado especialista em Direito Tributário e Gestão Pública, Adriano dos Santos, da Contributo e, destinado às cidades da entidade, contou com a participação de mais de 15 pessoas, tendo como missão, preparar os fiscais de tributos, auditores, responsáveis pelo movimento econômico de ICMS, contadores públicos, controladores internos, secretários municipais, procuradores, advogados, prefeitos e demais interessados para as mudanças que estão por vir no cenário fiscal brasileiro.
Para o Secretário Executivo da Amurc, Roberto Molin, foi um momento muito importante para debater as mudanças que estão por vir na questão tributária para os municípios, pois ainda há muitas dúvidas com relação o que poderá impactar as receitas dos municípios.
O destaque da iniciativa ficou por conta dos temas abordados nas palestras. Entre eles estão, a Emenda Constitucional nº 132/2023 e os principais objetivos da reforma tributária, as novas regras aplicáveis ao IPTU e à contribuição de iluminação pública (CIP ou COSIP), além do imposto sobre bens e serviços – IBS e suas principais características.
Outros tópicos relevantes da palestra incluem a transição do ISS para o IBS, os impactos da receita atual no cálculo futuro, o regime tributário do Simples Nacional durante e após a transição, entre outros aspectos fundamentais para a compreensão e adaptação dos agentes envolvidos.
Para Adriano dos Santos, a palestra não só trouxe conhecimento, mas esclareceu dúvidas e forneceu orientações aos participantes. "A Reforma Tributária é um marco importante para os municípios brasileiros. E, agora, estamos diante de um momento crucial para compreender e se adaptar às mudanças fiscais que impactarão diretamente a gestão municipal.